A Academia Latino-Americana de Ciências Humanas (ALACH) é uma instituição inspirada na Academia Francesa (Académie Française), que foi idealizada por intelectuais e que era composta pelas mais proeminentes pessoas conhecedoras dos assuntos relativos ao idioma francês. A Académie foi criada em 1635 pelo Cardeal Richelieu, principal ministro e homem forte no reinado de Luís XIII. Fechada em 1793, durante a Revolução Francesa, foi novamente instituída por Napoleão Bonaparte, em 1803.
A designação de Academia foi idealizada invocando-se o “sítio de Akademos”, local existente na Grécia Antiga, onde teria sido os jardins do herói Academus e lugar escolhido por Platão para ministrar suas palestras aos seus discípulos, nominando tal local como “Akademia”, ou seja, local onde se reuniam aqueles que recebiam ensinamentos dos mestres. Era formada de uma biblioteca, uma residência e um jardim e, é tida como a primeira universidade da Europa. Oferecia um currículo de matérias tais como astronomia, biologia, ciências políticas e filosofia
No nosso caso, somos constituídos de personalidades que se destacaram nos quatro campos de suas atividades relacionados como Colegiados Acadêmicos de Ciências Humanas, assim como era nos moldes do “Institut de France”.